In english: OpenRCT2 is the epitome of everything I think it's awesome.

OpenRCT2 é a epítome de tudo que acho incrível

01/02/2023

Tela de título do OpenRCT2

RollerCoaster Tycoon 2 é a sequência do jogo de gestão de parques de diversão que foi uma febre nos anos 90 e 2000. Desenvolvido pelo Chris Sawyer, o jogo já era extremamente otimizado na época, rodando super bem em máquinas com capacidade computacional limitadíssima - mérito do cuidado e carinho que o desenvolvedor aplicou na criação do jogo.

Lembro de passar tardes e tardes jogando o game na casa de uma amiga que tinha um computador da época, com Windows XP. O OpenRCT 2 é uma reimplementação de código aberto do jogo para C++, originalmente escrito em assembly. A reimplementação traz uma série de melhorias, correções de bug e expande a compatibilidade do título para outras plataformas modernas.

A instalação é simples e segue a mesma forma na maioria das plataformas: tenha uma cópia original do jogo, instale o OpenRCT2 e configure o caminho onde os arquivos do jogo original estão.

No meu caso, que instalei no MacOS, o processo foi um pouquinho diferente mas igualmente simples: comprei uma cópia do RollerCoaster Tycoon 2 na GOG (por R$20!), baixei o instalador offline .exe e com usei a ferramenta Extractor para extrair os arquivos do .exe. Instalei o OpenRCT2, indiquei a pasta com os arquivos do jogo e tudo funcionou perfeitamente.

Além de trazer compatibilidade com versões modernas do Windows, MacOS e distribuições Linux, pra mim as funcionalidades mais legais são:

  • melhoria na renderização do jogo: com mais resoluções disponíveis em diferentes proporções;
  • possibilidade de remover o limite de taxa de quadros por segundo;
  • localização para outros idiomas (incluindo português do Brasil);
  • possibilidade de se avançar o tempo;
  • auto save;
  • multiplayer online.

Captura de tela de um servidor multiplayer

Se você é uma pessoa desenvovledora ou simplesmente tem curiosidade para saber como o projeto foi feito, recomendo fortemente acessar o site do projeto, o repositório no Github e, claro, baixar a aplicação e jogar RollerCoaster Tycoon 2 com funcionalidades modernas no seu computador atual.

OpenRCT2 é a epítome de tudo que acho incrível: código, engenharia reversa, preservação digital, uma comunidade de pessoas ao redor do mundo apaixonada pelo mesmo título e a vontade de manter vivo o legado de algo tão importante pelos anos que virão.

Deixe um comentário:

Continue lendo...