Desenho do meu rosto em formato cartoon.
tech lead @ Getrak
desenvolvimento de software, tecnologia, games e coisas LGBT

In english: Automating things for fun and to make our lives easier.

Automatizando coisas pela diversão e para tornar nossa vida mais fácil

14/06/2022

Imagem ilustrativa do post.

Tenho visto várias pessoas recém-chegadas no mundo da programação pulando uma das partes mais divertidas: automatizar coisas. Se você faz tarefas repetitivas no computador, é muito provável que você pode automatizá-las.

Atualmente, minha forma favorita de automatizar coisas é usando Shell Script e Python. Desenvolvi alguns scripts bem úteis nos últimos anos. Posso citar alguns dos meus favoritos:

  • um script de pós-instalação que baixa e instala meus softwares favoritos e realiza algumas configurações básicas depois de uma instalação limpa das minhas distribuições Linux (Shell Script).
  • um script que lista todas as imagens de um bucket da AWS, faz o download delas em uma pasta local, redimensiona e as otimiza usando ImageMagick e finalmente, substitui as imagens antigas pelas otimizadas no bucket (Python).
  • um script que se conecta à um banco de dados, executa uma lista de SQL queries baseado numa série de parâmetros de entrada e como saída, gera planilhas .xlsx formatadas numa série de regras (os dados, colunas e nome do arquivo são dependentes dos parâmetros de entrada). Era um processo realizado manualmente e foi direcionado para que eu o executasse por um mês - eu não tinha outra forma de executá-lo e realizar meu trabalho se não fosse realizando essa automatização (Python + Pandas).
  • nosso script de configuração de ambiente de desenvolvimento da empresa, iniciado em parceria com meu colega William. Antes disso, novas pessoas desenvolvedoras poderiam passar até algumas semanas configurando o ambiente de desenvolvimento básico nas suas máquinas. Não era algo particularmente difícil de se fazer, mas era um processo muito moroso e cheio de passos, com bastante espaço para erro. Agora, em uma tarde, a pessoa desenvolvedora consegue ter o ambiente de desenvolvimento base configurado e já pode começar a trabalhar no projeto. Continuamos iterando semanalmente no código e é algo que me orgulho bastante (Shell Script).

Atualmente estou aprendendo web scrapping mesclado com automação usando Python e Selenium, apenas por diversão. Quero ser capaz de obter dados de sites públicos e usar essas informações de diferentes formas. Talvez, inclusive, integrar esses dados com um bot no Telegram ou no Twitter. Ainda não sei ao certo.

Se esse post te inspirou, tente pesquisar "como automatizar 'x' usando 'linguagem'". Você provavelmente vai encontrar algum tutorial ou guia para começar a trabalhar nessa automação. É muito divertido gastar algumas horas automatizando alguma tarefa que consome alguns minutos do seu dia-a-dia. Não se esqueça de me contar o que você automatizou no twitter!

Continue lendo...

<< Ventoy, a solução definitiva para criar pendrives bootáveis

Corrigindo o problema das IDEs Jetbrains não listando PRs do Github >>