Desenho do meu rosto em formato cartoon.
tech lead @ Getrak
desenvolvimento de software, tecnologia, games e coisas LGBT

In english: Strategies to avoid spam (and digital distractions) in a daily basis.

Estratégias para evitar spam (e distrações digitais) no dia-a-dia

01/05/2022

Imagem ilustrativa do post.

Num mundo onde somos bombardeados de informações de todos os lados, se manter focado numa atividade é um trabalho difícil. Para garantir foco e dedicação nas atividades, tenho algumas estratégias para reduzir informações de ruído (repetitivas, redundantes ou irrelevantes).

Notificações no Celular

A maioria dos apps instalados no meu smartphone tem as notificações desativadas, incluindo apps de compras, mensageiros e de redes sociais. As exceções são aplicativos de banco ou finanças.

Whatsapp

Minha principal ação é arquivar a conversa assim que responder, assim consigo controlar quais conversas estão pendentes de resposta. Configurei o app para remover da caixa de entrada as mensagens arquivadas, então, quando alguém envia uma nova mensagem, ela aparece na lista de mensagens não lidas.

Slack

Seguindo uma abordagem semelhante à do Whatsapp, fixei os canais mais relevantes e configurei para que os demais canais sejam ocultados automaticamente. Já para arquivar as mensagens diretas, dou um clique no botão “x” à direita do nome do usuário. O histórico das mensagens diretas se mantém. Se preciso acessar um canal que foi arquivado, uso o atalho ctrl + k para abrir a barra de pesquisa e digito o nome do canal ou o conteúdo que estou procurando.

Uso também o bot de alerta de reuniões do Google Agenda, que me ajuda bastante enviando uma notificação alguns minutos antes do início de uma chamada. Como estou constantemente focado em alguma atividade - especialmente aquelas relacionadas à código, esse alerta extra é excelente.

Github, Jira e outros serviços que enviam emails para notificação.

Desativei a maioria dos alertas por email, priorizando as ferramentas de notificação internas dos próprios serviços. Então quando entro no Github por exemplo, consigo ficar focado nas notificações daquele serviço e dedicar meu tempo a resolver aquelas pendências.

Email

No email profissional, configurei uma série de filtros que arquivam automaticamente mensagens de alguns remetentes, especialmente ferramentas que enviam alguma coisa ou outra mesmo com as notificações desativadas nas configurações.

Também tenho uma política de responder o que tem prioridade alta, arquivar o que não exige ação mas preciso do histórico do conteúdo e excluir o que é irrelevante. Minhas caixas de email ficam razoavelmente limpas.

Ambiente de trabalho

Como trabalho em casa, tento deixar o escritório o mais limpo possível. Na mesa, apenas o computador, teclado, mouse, monitor, fone de ouvido, webcam, caderninho para anotações e caneta. Temos um console no escritório que fica atrás do computador, então ele não fica visível (nem ligado) durante o dia de trabalho.

Evito deixar o celular e outros eletrônicos na mesa. Quando preciso pegar água ou ir ao banheiro, dou uma checada no smartphone para ver se tem alguma notificação importante.

Além disso, costumo trabalhar ouvindo ruído branco (uma mistura de vários sons indistinguíveis, que parece um chiado) ou qualquer música do music for programming, num volume bem baixo. Me ajuda a manter o foco.

São algumas estratégias bem simples, mas que exigiram certo planejamento e um pouco de esforço para implementar. Hoje não me vejo mais vivendo meio a milhares de notificações e mensagens redundantes disputando a minha anteção com as coisas que realmente importam.

Continue lendo...

<< Você deveria usar o que te faz feliz (e produtivo)

Ventoy, a solução definitiva para criar pendrives bootáveis >>