Desenho do meu rosto em formato cartoon.
tech lead @ Getrak
desenvolvimento de software, tecnologia, games e coisas LGBT

In english: You should use what makes you happy (and productive).

Você deveria usar o que te faz feliz (e produtivo)

13/02/2022

Imagem ilustrativa do post.

Este post é uma pequena reflexão num assunto que parece nunca acabar: qual sistema operacional ou ferramentas uma pessoa que desenvolve software deve usar.

Eu acho que você tem que usar o que te faz feliz e produtivo. Simples assim.

As pessoas tem que se lembrar que o mundo é um lugar desigual. Em vários países como o Brasil, a tecnologia é incrivelmente cara em relação ao salário mínimo e a maioria das pessoas não vão poder comprar um computador poderoso. Especialmente quando as pessoas estão no início de suas carreiras.

Se você é uma dessas pessoas iniciando na carreira de tecnologia. Esse post é pra você. Lembre-se:

  • Você não precisa de um Macbook pra ser um bom desenvolvedor(a) de software, analista de qualidade, Devops ou qualquer outra profissão da área.
  • Você não precisa de um computador de última geração, um teclado mecânico ou uma cadeira gamer pra aprender a programar e dar seus primeiros passos profissionais. Claro que mais memória RAM ou um SSD podem ajudar, mas não é regra - e você pode melhorar seu setup com o tempo, um passo de cada vez.
  • É ok (e ótimo) usar Windows pra desenvolvimento de software. Linux é incrível mas pode ser meio intimidador no começo. Como hoje em dia é geralmente fácil desenvolver software em todos os principais sistemas operacionais, você pode focar em aprender a linguagem ou ferramenta pra fazer o trabalho no Windows sem nenhum problema.

Não existe bala de prata pra resolver tudo. Pessoas diferentes tem níveis de produtividade diferentes em ferramentas diferentes. Claro que tem coisas que você só consegue fazer usando um sistema operacional ou ferramenta específica (desenvolvimento nativo para iOS é um bom exemplo), mas em geral, a maioria dos trabalhos envolvendo programação podem ser realizados numa multitude de configurações.

Tente experimentar coisas se você quiser, mas é totalmente ok usar as ferramentas que você conhece e ama pra fazer seu trabalho.

Continue lendo...

<< Minha configuração Linux para 2022

Estratégias para evitar spam (e distrações digitais) no dia-a-dia >>